O que é Concreto Usinado?
O concreto dosado em central (CDC), popularmente tratado como usinado, é aquele preparado em empresas concreteiras e transportado até o canteiro por caminhões betoneiras. Entre as principais vantagens da solução está o racionamento de insumos, já que existe criterioso controle na quantidade de cada componente – areia, brita, cimento e aditivos.
“O concreto entregue pronto garante que a obra se comportará conforme foi projetada, diferentemente do concreto virado in loco, que tem baixíssima qualidade devido à alta variabilidade”, compara o engenheiro Arcindo Vaquero y Mayor, consultor da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem (Abesc).
Além de proporcionar concreto de melhor desempenho, a dosagem adequada dos insumos proporciona mais segurança e durabilidade. Essas características tornam o concreto dosado em central indicado para qualquer tipo de obra, principalmente as estruturais. “A única restrição de uso é em local de difícil acesso, que impossibilita a chegada do caminhão betoneira”, destaca o profissional. Entram para a lista de máquinas indispensáveis, também, as bombas de concreto e uma central dosadora bem calibrada. “É preciso, ainda, ter uma equipe treinada e preparada para manejar os aparelhos”, completa.
VANTAGENS E DESVANTAGENS
O uso do concreto dosado em central permite a redução no número de trabalhadores na obra e maior agilidade e produtividade. A solução também auxilia a otimização de espaços no canteiro, já que não serão necessárias áreas para estocar todos os insumos que seriam usados para virar o concreto in loco.
A relação custo-benefício também é favorável para o CDC. Cada tipo de concreto tem o seu custo, que deve considerar o traço solicitado, a distância da central até a obra e o tempo de descarga, entre outros critérios.
FONTE: AEC Web
Comentários